DEDETIZAR OU DETETIZAR ?
DDT. Muitos falam detetizar, mas a grafia correta é DEDETIZAR. A palavra vem do substantivo “dedetê”, que significa inseticida diclorodifeniltricloretano, também conhecido pela sigla DDT. #dedetizacao
DDT. Muitos falam detetizar, mas a grafia correta é DEDETIZAR. A palavra vem do substantivo “dedetê”, que significa inseticida diclorodifeniltricloretano, também conhecido pela sigla DDT. #dedetizacao
O DDT (sigla de diclorodifeniltricloroetano) é o primeiro pesticida moderno, tendo sido largamente usado durante e após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos vetores de doenças como malária e dengue. Os primeiros usos em grande escala foram na região da Birmânia pelos ingleses em 1941 para o combate da malária durante a…
Leia mais
A ordem Siphonaptera (siphos= sifão ou tubo, aptera= sem asas) [1]é representada pelas pulgas, pequenos insetos de coloração escura que não voam. São parasitas externos (ectoparasitas), que na fase adulta se alimentam majoritariamente do sangue de mamíferos, embora algumas espécies tenham aves como hospedeiro. Normalmente a interação é específica, isto é, determinadas espécies de pulgas só parasitam determinados grupos de mamíferos, existindo pulgas de morcegos, de cães,…
Leia mais
Durante o período chuvoso e quente, acidentes com animais peçonhentos tendem a aumentar. É nessa época que escorpiões, cobra, formiga, vespa, abelha, marimbondo, taturana, lacraia e aranha procuram lugares secos para se abrigarem, podendo ser encontrados nas proximidades das casas, jardins e parques, tanto em áreas urbanas, quanto rurais. A melhor forma de evitar os…
Leia mais
Araneae (grego: arachne; “aranha”) é uma ordem de artrópodes da classe Arachnida que inclui as espécies conhecidas pelos nomes comuns de aranhas ou aracnídeos. Tem distribuição natural em todos os continentes (com excepção da Antártida) e ocorrência em praticamente todos os tipos de habitats terrestres.[1] Apresentam oito pernas e maioritariamente quelíceras que injetam veneno, diferenciando-se anatomicamente dos restantes artrópodes por um plano corporal (tagmose) caracterizado por dois tagmas, o cefalotórax e o abdómen, unidos por uma estrutura pequena e cilíndrica, o pedicelo. Ao…
Leia mais
A Blattella germanica é uma das baratas que possui o maior número de descendentes por ooteca em relação a outras espécies urbanas. Além disso, o curto período de incubação, aliado à rápida maturação sexual, provocam aumentos populacionais signi cativamente maiores que em outras espécies. Veja no verso como o controle integrado e o manejo de…
Leia mais
Carrapato é o nome popular do artrópode da subclasse Acarina (ácaros), da ordem Ixodida, podendo ser classificado nas famílias Nuttalliellidae, Ixodidae ou Argasidae, tendo a primeira apenas uma espécie e as duas últimas, aproximadamente 700 e 200 espécies respectivamente. #dedetização #desratização #descupinização #ambienteprotegido #imunização #pestcontrol
A formiga-faraó(Monomorium pharaonis), também conhecida como formiga-do-açúcar, é uma formiga pequena (2 mm) de cor amarela ou marrom claro, quase transparente, sendo uma notória praga urbana, principalmente em hospitais. A origem desta formiga é incerta, embora as alternativas mais aceitas incluam a África Ocidental e Indonésia. A formiga-faraó foi introduzida em praticamente todas as áreas…
Leia mais
O que é leptospirose? A leptospirose é uma doença de caráter infeccioso que é causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. Essa bactéria vive nos rins de diversos animais (com destaque para ratos e roedores, no geral, sendo que cães também podem tê-la), sem causar a eles nenhum dano ou sintoma. Ela acaba sendo eliminada…
Leia mais
Lacraias são animais carnívoros e peçonhentos. Se alimentam de principalmente de minhocas, vermes, grilos e baratas. São rápidas, muito ativas e podem imobilizar sua presa, através da inoculação do veneno produzido no próprio organismo. Com aparência que causa medo em muita gente, a lacraia pode viver em residências e quintais com entulhos, preferindo lugares úmidos como…
Leia mais